Você conhece o MTBF e MTTR de seus equipamentos? Esses indicadores de manutenção permitem calcular a confiabilidade e disponibilidade do maquinário, sendo possível identificar pontos de atenção, tomar decisões mais assertivas e até evitar a parada não programadas.
MTBF significa Mean Time Between Failures, ou tempo médio entre as falhas, que leva em consideração três intervalos: a primeira falha, o retorno à operação após a manutenção e uma nova falha. Ou seja, tem a ver com a Disponibilidade do Equipamento e, portanto, é importante que o índice que o representa esteja em constante crescimento.
Já o MTTR (Mean Time To Repair - tempo médio de reparo) é o tempo entre a falha e o momento em que o sistema volta a operar após a manutenção, indicando a Eficiência da Equipe de Manutenção para efetuar um reparo de máquina. Ao contrário do MTBF, este indicador deve estar sempre em diminuição para validar a excelência dos profissionais.
Uma outra informação de manutenção muito importante é o MTTF (Mean Time to Failure), que indica o tempo médio sem falhas, isto é, levanta a estimativa de tempo entre o retorno da operação após a manutenção e uma nova falha. Aqui, considera-se apenas o tempo de funcionamento do equipamento antes de precisar de substituição (importante para considerar a vida útil dos ativos até a necessidade da troca).
Esses indicadores essenciais consideram os dados do próprio maquinário para analisar, avaliar e entender a previsibilidade de possíveis falhas, determinando os Índices de Confiabilidade e Disponibilidade do equipamento, com como a própria eficiência da equipe de manutenção e dos insumos utilizados no processo produtivo.
Como Calcular o MTBF
Leva em consideração três variáveis:
• Tempo Real de Disponibilidade (TD): período em que o ativo irá operar, sem precisar de nenhuma interrupção para reparo;
• Tempo Total de Manutenção (TM): período em que o ativo ficou inerte em virtude de manutenção e falhas;
• P (Parada): quantidade de vezes que a máquina ficou ociosa devido ao reparo.
Para obter o índice MTBF, basta subtrair o tempo de disponibilidade pelo tempo de manutenção e dividir esse número pela quantidade de paradas:
MTBF = (TD – TM) / P
Exemplificando: a máquina tem disponibilidade para operar integralmente por 24 horas. Porém, no decorrer do dia acontecem 3 interrupções: 15 minutos (0,25 horas), 45 minutos (0,75 horas) e 01 hora, totalizando 2,0 horas.
MTBF = (24 – 2) / 3 = 7,3333 horas ou 440 minutos
São esses números que permitem analisar e desenvolver ações para solução problemas relacionados ao equipamento, identificando as causas de paradas, diminuindo ou eliminado os gargalos produtivos e aumentando a produtividade. Conforme já mencionado, quando o MTBF aumenta é sinal de que a manutenção preventiva está obtendo êxito.
Como calcular MTTR
O levantamento de período de tempo que um equipamento fica parado durante o reparo é primordial para alcançar os melhores resultados no processo produtivo. Além das informações de produção em si, traz os dados sobre a eficiência e habilidade da equipe de manutenção para resolver problemas.
Vale frisar que nem sempre o MTTR e o MTBF têm relação entre si, uma vez que o cálculo do MTTR considera apenas duas variáveis: TM (tempo total de manutenção) e P (quantidade de paradas).
Para obter o MTTR basta dividir o tempo total de reparo pela quantidade de paradas:
MTTR = TM / P
Considerando os números do exemplo acima, teremos como resultado:
MTTR = 2 / 3 = 0,6666 horas ou 40 minutos
Ou seja, em relação a esse ativo, o período que a força de trabalho necessita para fazer com que o equipamento funcione corretamente é de 40 minutos. Por isso vale frisar que quanto menor for o resultado do MTTR, melhor a performance da equipe de manutenção.
Calculando o Tempo de Disponibilidade
Outro indicador importante trata da Disponibilidade Inerente, que permite programar a manutenção preventiva para os períodos de ociosidade do maquinário (parada programada), evitando desligamento do ativo para reparo durante a operação.
O cálculo é feito da com a seguinte fórmula:
[MTBF / (MTBF + MTTR)] x 100
Ainda seguindo os dados do exemplo, teremos como cálculo da disponibilidade:
[440 / (440+40)] x 100 = 91,66%
Quanto mais próximo de 100%, melhor será a disponibilidade dos equipamentos.
O que é confiabilidade e como calcular?
Quanto à confiabilidade, trata-se de indicador regulamentado pela norma NBR-5462 da ABNT, que determina a probabilidade de um equipamento cumprir a função requerida sob condições específicas, durante determinado intervalo de tempo. Isto significa que quanto maior for o intervalo entre as falhas (MTBF mais alto), melhor será a confiabilidade da máquina.
Benefícios do MTBF e MTTR
Todos os indicadores citados, principalmente MTBF e MTTR, auxiliam para que a equipe de manutenção compreenda melhor a operação, identificando fatores críticos de sucesso e oportunidades para alcançar melhoria na performance operacional, auxiliando na prevenção de possíveis falhas, programando as ações corretivas, evitando ociosidade de equipamentos e pessoal, entre diversos outros agregados.
Outros Indicadores de Manutenção
Além do MTBF e MTTR, outras informações a considerar são:
• CMF - Custo de Manutenção sobre Faturamento, calculado dividindo o custo total de manutenção pelo faturamento bruto, e multiplicando por 100;
• CPMV - Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição, indicador financeiro que analisa o custo de manutenção de cada equipamento e identifica a viabilidade em manter o ativo ou adquirir nova máquina;
• ERV - Estimated Replace Value (Valor Estimado de Troca), para o qual deve-se dividir o custo total de manutenção pelo valor de compra do novo equipamento e multiplicar por 100;
• CMUP - Custo de Manutenção sobre Unidade Produzida, que é calculado dividindo o custo de manutenção pelo total de unidades produzidas. Esse índice permite identificar o impacto do custo de manutenção no preço final de cada unidade fabricada;
E ainda temos outros como Backlog, HH por Tipo de Manutenção e Wrench Time: tudo para buscar mais eficiência na manutenção.
Confira também artigo Benefícios de Acompanhar a Confiabilidade e Disponibilidade:
https://alllubrificantes.com.br/pt/blog/artigo/confiabilidade-e-disponibilidade
Como a Equipe da ALL Lubrificantes pode auxiliar
Contando com profissionais técnicos e com vasta experiência, a ALL Lubrificantes está focada em acompanhar todo o processo produtivo do cliente, dando total suporte e apoio às equipes de produção e manutenção para realizar os cálculos de disponibilidade e confiabilidade, além de oferecer toda a vivência na solução de falhas e problemas de operação.
Quer melhorar os seus indicadores MTBF e MTTR?
Fale com nossa equipe de especialistas
ALL Lubrificantes – Facilitando Processos
Baixe PDF do artigo clicando aqui