Quem trabalha em tarefas de manutenção certamente está habituado às expressões “disponibilidade e confiabilidade” de um equipamento. Inclusive, a taxa de disponibilidade é um indicador importante para o sucesso do plano de manutenção.
Confiabilidade é a probabilidade de um equipamento ou máquina desempenhar sua função conforme o projeto e condições de operação, durante um determinado período. E um equipamento confiável estará com plena disponibilidade para desempenhar com êxito a tarefa e alcançar a máxima performance, com produtividade, efetividade e otimização de recursos.
Os indicadores MTBF e MTTR, por exemplo, são levantados com os dados do próprio equipamento, estão ligados diretamente à lubrificação e à disponibilidade que, inclusive, permitem calcular a confiabilidade do equipamento. MTBF (Mean Time Between Failures) é tempo médio entre as falhas, enquanto que o MTTR (Mean Time To Repair) traz o tempo médio de reparo. Abordaremos o tema específico desses indicadores em outro artigo.
A indústria que não tem máquinas ou equipamentos confiáveis, certamente terá um enorme impacto negativo com efeito cascata, afetando também a performance dos colaboradores, perda da eficiência produtiva, revisão de planos de trabalho em níveis táticos e operacionais, paradas inesperadas e elevação dos custos de produção.
Monitorar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos traz inúmeras vantagens:
• Evita grandes danos aos equipamentos e reduz o downtime.
• Permite melhor gestão de ativos durante toda a sua vida útil.
• Diminui os custos, especialmente com a manutenção de emergência.
• Fornece a base para desenvolver índices de performance reais
Como Óleos e Fluidos podem contribuir?
A análise do óleo de máquinas, lubrificantes e fluidos, embora sejam produtos tidos como commodities, é de fundamental importância para garantir a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos. A gestão dos óleos e fluidos pode detectar desgaste, superaquecimento e contaminação da máquina. Exemplificando: níveis elevados de ferro podem sugerir desgaste devido a presença de poeiras e areias.
Numa boa metáfora, comparando a máquina ao corpo humano, teríamos nos óleos e fluidos como o sangue correndo nas veias, levando energia, recolhendo resíduos e eliminando impurezas, proporcionando um funcionamento adequado de todos os componentes.
Papel da ALL Lubrificantes
Desde a sua fundação há quase 20 anos, a ALL Lubrificantes tem como proposta “Facilitar Processos”.
Isso significa não apenas desenvolver os melhores produtos para atender as diversas exigências do mercado nacional, como também ter um corpo técnico especializado para detectar as possibilidades de ganho e performance a cada cliente.
Afinal, vender óleo é fácil, mas garantir eficiência através do acompanhamento e compromisso com os resultados, só mesmo uma empresa que está presente no dia a dia de seus clientes.