Os óleos lubrificantes automotivos e industriais são produzidos por meio da mistura do óleo básico a alguns aditivos, que fornecem características específicas para que o produto tenha aplicações próprias, conforme sua destinação. No caso dos produtos voltados à linha industrial, são formados em geral, por 98% a 99% de óleo básico e o restante de aditivos.
Na indústria, os óleos são utilizados para resfriamento, redução de atrito e do desgaste de componentes dos equipamentos em geral, proteção contra corrosão, transmissão de energia (fluidos hidráulicos), entre outras funções.
Com o uso, os lubrificantes vão diminuindo suas propriedades e sendo contaminados, quando devem ser substituídos mediante uma análise prévia. A degradação do óleo ocorre pela decomposição de aditivos, oxidação, aparecimento de partículas metálicas, água, sujidades (fuligem e poeira), dentre outros.
Tipos de Contaminação | Origens Típicas | Problemas Eventuais |
Partículas Metálicas | Desgaste de partes internas dos equipamentos | Quebra de equipamento, abrasão contínua, fadiga, falha do lubrificante, entupimento de válvulas, perda de produtividade |
Sujidades | Provenientes do ambiente externo | |
Água | Trocador de calor, ambiente externo | Corrosão de partes internas da máquina, formação de espuma, perda de produtividade |
Ácidos | Calor Excessivo | Degradação do produto, oxidação do equipamento |
Porém, nesse processo normal de perda das propriedades do produto, apenas uma parte do lubrificante se deteriora, permitindo que a outra parcela seja recuperada através dos processos de reciclagem (regeneração ou rerrefino).
Reciclagem do Óleo Lubrificante
O processo de reciclagem é fundamental no mundo moderno e, a partir do momento em que a humanidade tomou consciência da escassez dos recursos naturais, tornou-se a tônica na tomada de decisão dos setores governamentais e industriais.
A reutilização dos produtos usados, além de minimizar o descarte de resíduos, também permite a sua transformação em materiais próprios para o uso, reduzindo impactos ambientais e demonstrando respeito à vida.
Além da descontaminação, que consiste na remoção de partículas metálicas, para realizar o tratamento do óleo lubrificante são usados os processos de regeneração e rerrefino.
Regeneração
Aplica-se principalmente aos óleos industriais, removendo água pelo sistema de termovácuo, e também sujidades e partículas metálicas por filtragem (filtro prensa e filtros absolutos).
Não há remoção dos aditivos ativos, mas apenas daqueles que se transformaram em outras substâncias; após, promove-se a correção físico-químico para que desempenhe as funções com as mesmas características do óleo novo.
Para sua eficácia, é necessário promover a coleta seletiva do óleo, para que não haja mistura com outros tipos de lubrificantes, com aditivos diferentes. Com a regeneração, é possível restabelecer as condições de uso de 95% do volume que inicialmente seria descartado.
Praticamente todos os tipos de óleo industriais podem ser regenerados, com raríssimas exceções.
Rerrefino
Processo que também segue o caminho da sustentabilidade, aplicado principalmente aos óleos automotivos.
Viabilidade Econômica
Além dos ganhos em relação à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, os processos de reciclagem também são mais vantajosos avaliando economicamente, conforme demonstramos a seguir, considerando uso de 10.000 litros de lubrificante e que a venda do produto usado para um rerrefinador seria de R$ 1,50/lt. Considerar também que o custo para a regeneração médio é de 50 % do óleo novo.
Produto Novo | |
R$ 12,00 (o litro) | R$ 120.000,00 |
Rerrefino | |
Venda para um rerrefinador | R$ 15.000,00 |
Compra de 10.000 do óleo novo | R$ 120.000,00 |
valor total a ser desembolsado | R$ 105.000,00 |
Regeneração | |
serviço para 10.000 litros (95%) | R$ 60.000,00 |
compra 500 litros novos (05%) | R$ 6.000,00 |
valor total | R$ 66.000,00 |
O ganho da Regeneração em relação ao Rerrefino no final do processo é de R$39.000,00 para esses 10.000 litros.
Unidade Móvel de Regeneração
A ALL Lubrificantes disponibiliza um veículo equipado com: Tanque de 2.000 lts para colocar o óleo usado a ser regenerado, Sistema de Termovácuo, para eliminar água eventualmente presente no óleo usado, Sistema de filtragem que permite obtermos um óleo com grau NAS 6 e um laboratório básico para as análises de viscosidade, GRAU NAS e presença de água. O sistema permite também que se aditive o óleo dentro das características desejadas e seja feita a correção da viscosidade do mesmo. Desta forma, a recuperação das propriedades físico/químicas do lubrificante industrial na planta do Cliente fica garantida, permitindo a sua reutilização e reduzindo descartes.
- economia nas despesas com lubrificantes novos
- redução dos volumes de óleo descartados
- redução das paradas de máquinas
- controle técnico do processo e produto final
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